A Mama não é Armazém

É FÁBRICA!!

Já ouviste esta expressão?

Se não, muito importante perceber isto. Se já ouviste, é sempre importante reforçar. E porquê?

Porque quando a produção de leite começa a estabilizar as Mães têm tendência a sentir as mamas menos cheias, e começam a ter receios em relação à sua produção de leite. Mas isto só acontece porque com a descida do leite a produção de leite é brutal porque na verdade o teu corpo, as tuas maminhas, não sabem quantos bebés vão amamentar. Por esse motivo, a mama produz muitoo leite, mais do que será necessário se tiveres “só” um bebé. Com a frequência das mamadas do bebé, ou extracções regulares, o teu corpo vai compreendendo a necessidade de leite a produzir, e ajusta a produção para que não haja desperdício de energia.

👉 Há também mães cuja mama nunca fica muito cheia logo de início e isso não é, por si só, sinal de fraca produção de leite, ok?

Posto isto, a mama não armazena! A mama produz activamente leite no momento em que o bebé mama. Por esse motivo não deves aguardar que a mama fique “cheia” ou “dura” para colocar o bebé a mamar.

Aliás, é essencial que não o faças!!

A Natureza é perfeita e o teu leite materno tem na sua composição uma proteína – FIL – Factor Inibitório da Lactação, que ao estar presente envia ao cérebro informação para parar de produzir leite, para que não haja desperdício e para que as tuas maminhas não fiquem tipo balão 🤓

Ora, se aguardas para dar de mamar, se esperas que a mama fique cheia, se queres amamentar mas não colocas o bebé à mama com regularidade ou não fazes extracções regulares quando não estás com o teu bebé, podes estar a comprometer, em MUITO a amamentação.

Quando o bebé mama é enviada ao cérebro a informação de que é necessário produzir mais leite. Esses impulsos, com a libertação de prolactina, fazem com que os álveolos, que produzem o leite na mama, sejam contraídos e o leite saia, sendo mais produzido, activamente, durante a amamentação do bebé.

Quanto mais amamentares ou extraíres leite, mais leite a tua mama irá produzir! 🥳

Amamentar em livre demanda é a melhor estratégia e caso necessites de aumentar produção, é muito importante ter toda esta dinâmica em conta para ser bem sucedida, assim como adicionar galactogogos à tua dieta e em terapia aromática – mas este tema deixo para outro artigo🍀

Se tens uma amiga que precisa desta informação, envia-lhe este artigo! E necessitas de apoio na amamentação, contacta-me!

👉 irina.nunes@inama.pt

👉 Instagram

👉 Facebook

(Image credit Pavel Ilyukhin / Shutterstock)