Os Animais na Gravidez…

e no Pós Parto!

Todos os dias tenho saudades deles. Os meus “filhotes” peludos (só quem tem animais amados compreende o que é falar assim!) que me prepararam para cuidar e estimar também os meus.

Hoje é Dia do Animal. E tal como seria maravilhoso, num mundo ideal, não ser preciso celebrar dias como o Dia da Grávida, Amamentação e tantas outras efemérides que recebem luz nestes dias, o Dia do Animal não é diferente.

Quem me conhece, sabe que sou de causas e Animalista desde sempre. Os nossos Animais “domésticos”, a grande maioria também mamíferos, sofrem bem e ainda hoje por tantos que até aí lhes quiseram bem. E muitas vezes, com a chegada de um bebé.

Um momento que deveria ser de alegria, muito rapidamente passa para um “e agora o que é que vais fazer ao cão?” ou “tens que levar a gata daqui por causa da toxoplasmose”… Que mais não são que ignorância e reflexo da sociedade do descartável em que vivemos.

Os Animais são seres sencientes, do mais profundo de inocência e ingeniudade como os nossos bebés. São crianças sempre.

Se tens um Animal e te preocupa a integração na gravidez e com o teu bebé, toma nota:

👉 Se tens um cão, as caminhadas podem ser um grande momento de lazer e cuidado tanto na gravidez como no pós parto! Procura percursos seguros, sem grandes depressões e lombas no caminho, que não te ponham em risco de cair e que mais tarde te permitam passear, por exemplo, com o carrinho de bebé também;

👉 Se o teu cão é daqueles que puxa e que tens muitas dificuldades em passear, agora é a altura de tentares, de forma positiva, melhorar a vossa relação de passeio! Procura apoio especializado em comportamento animal. Se precisares de ajuda nisto, contacta-me!

👉 Se tens um gato, antes de pirares com a toxoplasmose, confirma 1º se tu és imune, 2º se o teu animal é portador (uma simples análise no veterinário permite-te confirmar isto). Um maior número de mulheres são contaminadas com toxoplasmose por ingestão de alimentos crus ou mal cozinhados mal lavados (e não por comerem cocó de gato 🤓)

👉 Quanto aos pêlos e cuidados com a higiene, pode fazer sentido melhorares a alimentação e escovagem dos animais para que a queda não seja tão acentuada, pedir ajuda no cuidado da casa ou até, se ainda não o fizeste, investir por exemplo num aspirador robot!

👉 Tal como acontece com os Animais, podes (e deves!) apresentar o novo elemento da família de forma gradual! Familiariza-os com a barriga, explica-lhes, mostra-lhes os artigos de bebé e, mais tarde, antes da alta, se tiveres possibilidade de lhes levares a cheirar uma fralda ou roupa do bebé antes da chegada a casa, pode ser muito útil no processo de integração!

🍀Por último, a aromaterapia pode ser uma excelente aliada neste momento também! Com bebés e crianças pequenas deves apenas usar difusão passiva mas durante a gravidez, que te permitirá serenar também, podes usar lavanda e laranja doce no ambiente.

❗️Não há forma de prever alergias na gravidez. Estudos defendem que há inúmeros benefícios na exposição precoce a Animais, neste sentido. Para além disso, a uma grávida transmitem sensação de prazer e serenidade, ajudando a fluir a ocitocina!

Na foto, grávida do meu primeiro filho com o meu saudoso Rufi. Na segunda foto, querida Mimi a supervisionar e contribuir para o fluir da ocitocina e do leite 💧

💪 Guarda para futuro e partilha com aquela Mãe que está mesmo a precisar de ler isto!!

E por aí? Muitos Animal Lovers e Bebés? 😍

#inama

#amamentacao

#saudenatural

#saudeebemestar

#animal

#animallover

#diadoanimal

#gravidezsaudavel

#gravidez

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *